Assessoria e Formação Continuada
O segmento voltado à área assessoria e de formação continuada são realizados conforme a demanda apresentada pela escola ou instituição. Nosso intuito é capacitar profissionais e estudantes das áreas da educação e saúde, disponibilizando cursos nas categorias extensão e aprimoramento, tanto no Brasil quanto no exterior em parceria com a Vindas Educação Internacional.
Essa oficina/ curso terá por objetivo acolher e orientar a comunidade escolar em suas ações e intervenções do dia a dia junto à criança e seus familiares.
Para tanto, abordaremos a importância do conhecimento sobre o desenvolvimento neuropsicomotor da criança para que esta comunidade possa sensibilizar e aguçar seu “olhar” sobre o educando, favorecendo assim, um melhor entendimento sobre as reações características de cada fase/idade, bem como identificar possíveis atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor.
Desta forma, poderá se instrumentalizar num mediador ainda mais eficaz entre o ambiente, a criança e seus familiares.
Na atualidade nos deparamos a cada dia com novos desafios para compreender e auxiliar nossos alunos com algum tipo de dificuldade no curso do aprender.
Portanto, essa oficina/ curso terá por objetivo transmitir a informação sobre os transtornos do neurodesenvolvimento mais comuns como: as dislexias, discalculias, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, deficiência intelectual e transtornos neuropsiquiátricos (ansiedade/depressão).
O conhecimento dos transtornos favorecerá ao educador maiores possibilidades de identificá-los precocemente, além de poder intervir de maneira mais assertiva propiciando melhor desempenho e autoestima junto ao educando.
As técnicas psicomotoras e as estratégias sensoriais podem ser aplicadas na forma individual ou em grupo. Por sua característica flexível e multidisciplinar elas são utilizadas em sala de aula, em instituições e em atendimentos clínicos tais como, psicológicos, Terapeutas ocupacionais, psicopedagógicos e fonoaudiológicos.
O objetivo dessa oficina/ curso é instrumentalizar o profissional nas técnicas psicomotoras, bem como, traçar estratégias de identificação e intervenção sobre alterações no processamento sensorial, de maneira a utilizá-las como mais um recurso didático/ pedagógico a fim de motivar, de forma considerável, crianças e adolescentes, bem como, recurso que propiciará a inclusão de todos os alunos, pois, técnicas e estratégias partem de um olhar que considera a pessoa de de modo global, ou seja, em seus aspectos cognitivos, afetivos, sensoriais e sociais.
Essa oficina/ curso tem por finalidade compreender o processo da educação inclusiva, identificar as necessidades educacionais dos alunos conhecendo alguns procedimentos e manejos em sala de aula.
Nos dias atuais as demandas pedagógicas exigem do professor maior flexibilidade diante a sala de aula, dos conteúdos pedagógicos, bem como, saber fazer a diferenciação entre diagnóstico dos transtornos de aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e necessidades educacionais especiais para, assim, conseguir diversificar na forma de avaliar e de aplicar o conteúdo escolar, sendo de, suma importância no contexto atual da educação para auxiliar o trabalho do professor com sua turma.
Conceituar e diferenciar brinquedo, brincadeira e jogo, desmistificar o uso das atividades lúdicas como passatempo e, sob essa ótica, saber justificar aos pais a importância desse momento na escola e na vida da criança como essencial para seu desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio-emocinal.
Propor o jogo como instrumento de desenvolvimento do trabalho do professor, bem como, leva-lo a uma atitude lúdica internalizada em sua prática docente.
O cérebro é o órgão que nos possibilita desde o controle de todas as atividades vegetativas de nosso corpo, bem como, o exercício do pensamento, do raciocínio e da criatividade.
Este curso tem como objetivo apresentar os conceitos de neuroanatomia e neurofisiologia, a fim de, permitir que o profissional da educação amplie seus conhecimentos acerca dos aspectos biológicos que permeiam o comportamento humano, tanto em condições fisiológicas como patológicas.
Muitas metodologias de ensino foram construídas e desenvolvidas ao longo da história da educação no Brasil. Conquanto, poucas delas proporcionam um olhar idiossincrático sobre as especificidades de cada aluno em sua singularidade o que muitas vezes permite a emergência de uma lacuna entre aluno, métodos de ensino e a aprendizagem.
O objetivo deste curso/oficina é buscar estratégias práticas que preencham tais lacunas, o que, em diferentes medidas, pode proporcionar a potencialização das habilidades do aluno, assim como, de seus mediadores – professores/escola.
Neste sentido, objetiva-se trabalhar com a criação e desenvolvimento de adaptações no âmbito escolar, de modo, que tal contexto possa oferecer um ensino de qualidade a pessoas com diferentes formas de funcionamento. Isto é, almeja-se trabalhar com estratégias de adaptação de materiais para atividades em sala de aula, bem como, na educação física, conteúdos, provas, postura do professor como mediador, entre outros, focalizando pessoas com deficiência (pessoas com deficiência e transtornos de aprendizagem).